segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Saí de Chuy com muito sol e alegria. É muito bom pedir informações em português e também poder conversar. Pedalei muito neste primeiro dia, cerca de 138km e mais uns 40 km de carona com a polícia ambiental. Cheguei a Quinta por volta das 16h e já no trevo da cidade conheci uns trabalhadores que atuavam na rede de água da prefeitura. Resumindo consegui um quarto onde eles moram; não era bem um quarto para dormir, mas sim para guardar ferramentas; estava ótimo! No outro dia eu estava cansado e resolvi sair um pouco mais tarde e pedalar até Pelotas. Em Pelotas dormi no Albergue Municipal onde me receberam muito bem. No dia seguinte, assim que saí de Pelotas sentido a Porto Alegre cometi um erro na rota. Passei reto pelo trevo e pedalei 29km para o sentido errado. O meus planos eram ir até Cristal, mas como já havia pedalado 58km fora da rota prevista, consegui chegar em Turuçu onde fui muito bem recebido por funcionários da prefeitura. Inclusive fui convidado para participar da festa em comemoração da Semana Farroupilha, mas, deitei para descansar um pouco e dormi até quase 22h. Outro dia dormi em Camaquã e neste dia não fiz muita coisa, pois dormi em um hotel na beira da estrada onde não tinha muito que fazer. Acordei cedo e parti sentido a Guaíba e já na entrada da cidade encontrei um grupo a cavalo ensaiando para o desfile do próximo dia. Acho importante como os gaúchos preservam a sua cultura; são pessoas patriotas e isso é o que falta para grande parte da população brasileira. Quanto mais perto de casa, mais pressa acabo tendo. Saí cedo de Guaíba e pedalei até Glorinha. Os planos eram pedalar até Santo Antônio da Patrulha, mas tive um problema com a bike e parei. Consegui resolver o problema perto do meio dia do dia seguinte. Como era meio dia quando saí, não consegui fazer o que planejei no dia anterior e pedalei até Osório. Agora eu estava a alguns km do mar e a única coisa que pensei foi em um mergulho. Pedalei 104km neste dia e cheguei em Torres. Fui até a prefeitura pedir um abrigo, na verdade pedi por um abrigo e acabei parando em um hotel muito bom (SESC), com direito a piscina e sauna. Aproveitei ao máximo o lugar, descansei e comi bem. Resolvi ficar em Torres mais um dia pois, chovia muito e eu tinha um compromisso com a prefeitura. Aproveitei o dia para sair, caminhar e conhecer um pouco de Torres. No outro dia eu sabia que ia chega a SC e eu estava muito ansioso. Em toda SC eu pedalava muito pouco por dia, eu entrava em todas as cidades litorâneas possíveis. Os Catarinas são muito curiosos e questionaram muito sobre a viagem. Teve um dia em que parei para tomar um suco e um cliente do restaurante viu que estava contando moedas e pensou que eu não tinha grana; pagou o suco, mais um peixe frito com arroz e salada. Passei pelo território catarinense com muita chuva. Em Florianópolis fui visitar uma amiga Rosi que não via a muito tempo; fui muito bem recebido por ela e seu marido Paulo. No outro dia saí por volta das 10h com muito sol.
Em Itajaí, dormi na casa de um amigo da Rosi e do Paulo, também fui bem recebido. Gostei muito de Itajaí, uma cidade organizada bonita. Quando saí de Itajaí pensei em ir direto para casa mas, no meio do caminho resolvi ficar em Barra Velha e já na chegada conheci dois caras de Jaraguá do Sul, gente boa! Procurei um lugar na prefeitura para pernoitar mas, não consegui. Como era o último dia da viagem, resolvi não procurar mais e fui direto para uma pousada na beira da praia. Queria sair para passear, mas chovia muito. No último dia pedalei sem parar muito, pois estava com vontade de chegar em casa, apenas parei para tirar uma foto da primeira placa de acesso a Schroeder.









Essa foi minha viagem, com certeza foi muito válido para minha vida e espero que de alguma forma também foi para mais alguém.
Grande abraço a todos! As pessoas que tenham alguma dúvida ou curiosidade, podem me escrever: tarcisotomaselli@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Adorei essa sua aventura aprendi muito e fico feliz por vc ter nos dado esta oportunidade de ver uma america que poucos tem o privilegio de conhecer e ao mesmo tempo aprender que nosso pais eh lindo , mas que o verdadeiro sentido da viajem nao eh quanto voce tem para gastar ou que lugares bonitos ira visitar e sim mostrar que a interecao entre povos e o respeito da cultura de cada um eh o que vale. saudacoes a voce rapaz tudo de bom e obrigado mais uma vez pelo belissimo blog.

    ResponderExcluir
  2. Tarcisio,
    Espero ver voc~e em breve na faculdade, muito legal seu blog. Parabéns pela força e coragem.

    Abraços, Nancie

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que chegaste em casa bem! Foi um prazer revê-lo e espero que vc continue com este blog, pois é um trabalho muito show que nos permite "viajar" também.
    Super abraço da Rosi e do Paulo

    ResponderExcluir