segunda-feira, 19 de julho de 2010

Bolívia




Depois de dois dias em Corumbá, saí do Brasil sentido a Bolívia. O trem saiu de Porto Quijas com destino a Santa Cruz de La Sierra às 12h45min. Cheguei à estação por volta das 10h30min. Já na chegada, encontrei três brasileiros, esperando o mesmo trem. Até truco jogamos, eu e o parceiro ganhamos sem deixar dúvidas. O trem chegou no horário marcado, despachei minha bicicleta e enfim embarcamos.






O trem é confortável e as coisas funcionam. Na internet li muitos relatos, onde diziam que o trem e os serviços eram ruins. Acho que as pessoas que fazem esses relatos maldosos, muitas vezes desrespeitando um país, deveriam viajar de carro ou de avião, que por sinal na classe econômica é bem menos confortável. Ruim mesmo é o tempo que o trem leva para percorrer aproximadamente 700km em 21h.




O trem é um ótimo lugar para conhecer o povo Boliviano e parte de sua gastronomia. A vista que o trem proporciona não é das melhores e a quantidade lixo acumulada ao lado dos trilhos, jogado pelos passageiros, impressiona. Também fazem muitas queimadas.







Também é muito legal observar os vendedores ambulantes que entram no trem em cada uma das 32 estações, antes mesmo de o trem parar, já se escuta: pescado, emapanados e aí vai. Cheguei à Santa Cruz por volta das 9h e 45min. Já na saída do terminal, conheci um Boliviano que me explicou como chegar até a Faculdade. Saí pedalando e minutos depois o mesmo Boliviano parou e me deu uma carona.
No mesmo dia saí de Santa Cruz e fui para Montero, 50 km. Cheguei cansado pois, não dormi muito bem no trem. Eu estava com pouca roupa e a noite fez frio.





No caminho de Montero até Yapacany, aproximadamente 89 km choveu muito, molhei minha calça e minha sapatilha. Aqui chove muito e a previsão é para chuva nos próximos 5 dias. Dia seguinte acordei cedo, queria pedalar bastante, mas continuava a chover. Mesmo assim saí. Nos primeiros minutos eu já estava molhado e com frio, então resolvi pedalar até o meio dia sem parar.






Depois do almoço peguei uma carona de 60 km e passei a noite em um povoado muito pequeno. Procurei abrigo em vários lugares, mas não deu certo. No dia seguinte amanheceu com chuva e minha calça e tênis continuavam molhados, então resolvi pegar um ônibus ate Cochabamba. No caminho até Cochabamba passei por um lugar muito bonito, pena que chovia e não pude ver muito bem o lugar.
Abraços

5 comentários:

  1. e ai velho! q trem loco! passando muita fome? teve muita carne no meu niver so faltou vc.
    Abraço Jacson

    ResponderExcluir
  2. E ai Né blz ta firme na caminhada, quer dizer pedalada.
    Força ai até e boa sorte...

    Abraço Ricardo...

    ResponderExcluir
  3. Ciso, continue firme realizando um dos seus sonhos. Sou uma fiel seguidora.
    Te amo!!! Beijos!!!
    Mãe

    ResponderExcluir
  4. E ai primão estamos torcendo por vc
    boa sorte
    abração Alan e familia

    ResponderExcluir
  5. Nossa Ciso muito bacana a sua viagem, estou adorando acompanhar tudo pelo seu blog, PARABÉNS, muita paz e sorte....

    Bjuss

    Angélica

    ResponderExcluir