sábado, 10 de julho de 2010

Correndo o Trecho ( Palavras de Agripino)

Bonito.

No segundo dia em Bonito, conheci a Gruta Azul e o Balneário Municipal, dois lugares onde a natureza não economizou em nada.


Balneário Municipal

Saindo de Bonito sentido a Bodoquena, peguei uma estrada de terra que me fez pensar em que eu estava me metendo.Esta estrada tem aproximadamente 70km e para complicar o governo federal está trabalhando na construção do asfalto;então já viu, caminhões, poeira e uma estrada cheia de pedras. O que me fez ganhar forças foram os banhos que tomei no decorrer do caminho; os rios são do estilo dos de Bonito. Nos últimos 12km peguei uma carona com um caminhão da obra até Bodoquena.

Estrada de Bonito a Bodoquena

Chegando em Bodoquena, por volta das 13h resolvi encarar mais 40km de asfalto até Miranda. A estrada era tranquila; apesar de não ter acostamento em alguns trechos, não tinha muito movimento,o que deixou esta parte mais fácil.

Na chegada em Miranda vi um hotel chamado Catarina e achei que lá eu teria um desconto ou algum patrocínio mas,não foi bem assim. O hotel estava caro (30,00) e não tinha desconto; então fui para frente. Parei na prefeitura e lá fui muito bem recebido, não lembro o nome da Senhora que me atendeu. Ela providenciou um quarto em um hotel da cidade que foi cortesia. Em contra partida prometi colocar algumas fotos do Pantanal no Blog e comentar no meu trabalho sobre o potencial turístico da região Pantaneira, que por sinal é muito promissor.

Afluente do RIo Paraguai.

No outro dia saí bem cedo, o dia prometia muitas paisagens e bichos. Na saída de Miranda passei pela Polícia Ambiental, pedi informação referente a distância e lugares de apoio. Cheguei a Corumbá por volta das 17h e atravessei uma ponte nova que cruza o Rio Paraguai. No outro lado parei em um Hotel para pescadores e o preço estava totalmente fora do que estava disposto a pagar. Depois de muita conversa negociamos por 40,00 com direito a janta, café da manhã e um passeio de barco. A pousada era muito bonita na beira do rio, com muitos pássaros e o pessoal que trabalha foi muito receptivo.

Passeio de barco

Dia seguinte acordei cedo, tomei um café da manhã reforçado e comecei a pedalar sentido ao município de Corumbá. No caminho vi alguns bichos e depois de muito tempo algumas montanhas. Chegando a Corumbá liguei para Adilson, amigo da família que conheci em Dourados. Ele me recebeu muito bem. Saímos para conhecer a cidade e na saída chegou o Schabib, que nos acompanhou. Neste passeio fomos conhecer o porto da cidade; Agripino Magalhães de 92 anos o morador mais antigo da região onde vive com Maria, sua esposa. Pessoas que carregam um conhecimento que só o tempo pode nos trazer. Agripino é um dos últimos cururueiros vivo e construtor da viola-de-cocho, instrumento utilizado no folclore local.

Um grande abraço a todos que acompanham meu Correndo o Trecho..

3 comentários:

  1. Estimado Tarciso,
    Em primeiro lugar, um grande prazer conhecer Você e a sua ânsia de percorrer a América do Sul sobre duas rodas. Além de minha adminração, tem a miha torcida e algumas dicas para a sua viagem pela Bolívia.
    Acessei o seu blog (parabéns pelo conteúdo) para sair de uma dúvida de seu correio eletrônico (em relação ao sobrenome, pois não havia clareza se era Tomaselli ou Tomoselli), e vi o bordão deixado pelo querido Agripino Magalhães, que é "Correndo o trecho" (faltou o "o"), e se quiser identificá-lo, ele é dos últimos cururueiros vivos e construtor artesanal da viola-de-cocho.
    Boa sorte e Deus o acompanhe.
    Não deixe de nos contar suas experiências.
    Fraternalmente,
    Schabib

    ResponderExcluir
  2. e ai Tarciso aqui é a familia de Dourados MS....
    que bom que vc esta ja fora do Brasil.Soube que vc foi muito bem recebido pela familia do Adilson que são nossos amigos tambem espero que aconteça tudo no prazo esperado e que encontre muitas pessoas boas ^^... abraços..boa sorte...e vá na sombra...

    ResponderExcluir
  3. O CISOOOO um grande abraço cara ;D
    tudo de bom e sabe que quando precisar da familia é so avisar que eu vo te ajuda até a china primo, muito massa mesmo
    um grande Abraço,
    Samuel Tomaselli

    ResponderExcluir