quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cuzco até Chinta Alta

Fiquei em Cuzco por alguns dias e já não lembrava mais como pedalar. Saí muito mal de Cuzco, meu estômago estava doendo. Esse problema me incomodou por mais uns três dias. Pedalei pouco no primeiro dia, por volta das 12h já parei. Parei em um povoado bem pequeno e antigo. Não tinha nada para fazer então resolvi tomar chá com o dono do alojamento. Ele disse que ia fazer bem para o estômago. No dia seguinte acordei melhor e saí cedo. Pedalei bastante e só parei no meio da tarde. Estava bom para pedalar; uma temperatura agradável durante o dia e a noite frio para dormir. Estou me identificando com o país, as pessoas são receptivas e sempre me cumprimentam na estrada. A paisagem não muda muito, desde La Paz até aqui é praticamente a mesma coisa.




Depois de cinco dias e meio cheguei em Arequipa, a segunda maior cidade do Peru. Não fiquei muito tempo na cidade. Cheguei ao meio dia e parti as sete da manhã do dia seguinte. Só fiz questão de comer uma empanada de marisco. Aqui o cenário mudou completamente, a vegetação deu lugar a muita pedra, areia e poucas plantas. Neste primeiro dia pedalei 145km, muita decida e vento a favor. Cheguei em Pedregal por volta das 16h. As cidades desta parte do Peru parecem um Oásis, tudo seco e de repente verde com muitas plantações .




Hoje tive uma pequena discussão com o dono do restaurante. Ele tentou me cobrar mais caro pela mesma comida que cobrou para o peruano que estava ao lado;ele insistiu em cobrar mais e eu deixei o dinheiro em cima do balcão e dei as costas. É comum tentarem passar a perna nos turistas, mas já estou acostumado e não aceito.Depois saí pedalando e falei sozinho por mais de dez minutos. Depois de mais de seis dias de pedala na beira do Oceano Pacífico cheguei em Nazca. Eu esperava um lugar mais bonito e organizado, mas não é bem assim. Chegando na cidade um sujeito meio suspeito me ofereceu um lugar para ficar na casa dele, achei meio estranho que em tão pouca conversa me oferecera um lugar; não aceitei.


Fiquei em Nazca por dois dias e logo parti para Palpa e no outro dia até Ica. Ica é uma cidade grande e tem de tudo. Quase fui atropelado por um tricículo e por sorte consegui desviar do mesmo mas, bati com a roda trazeira no meio fio. Resumindo, furou o pneu, entortou o aro e estouraram dois raios. No dia seguinte pedalei até Chinta Alta e a bike ia de lado pois, estava toda torta. Depois de pedalar 1452 km de Cuzco até Chinta Alta passando por Arequipa peguei uma carona com um caminhoneiro até próximo a Cuzco. Agora vou pedalar de Cuzco até Urus na Bolivia e depois para o Salar Yuny.

Abraços



5 comentários:

  1. é Ciso aquele dono de restaurante de Itaquirai Mata Grosso do Sul te acostumou mal en,rsrsr almoço , suco de laranja, umas b... na faixa rsrsrsr e outro querendo cobrar à mais rsrsrrsr
    cara continue sua viagem com garra estamos aqui torcendo por vc ..........
    Abraço da Familia Gumz

    ResponderExcluir
  2. eai irmão!!tive que rir na parte que vc quase é atropelado.rsrsrrs.abraço e boas anergias ai.

    ResponderExcluir
  3. Aventuras e meio fio a parte, o importante é que esta tudo certo, rsrsrsrs cuidado não fica falando muito sozinho vai acostumar......pai e a mâe te mandaram um grande abraço, muita disposição força e saúde....
    grande abraço de seu amigo

    ResponderExcluir
  4. Oi Ciso... tô acompanhando seu blog e adorando as aventuras, principalmente as fotos: estão ÓTIMAS... olho e me imagino no seu lugar, aí vejo que eu não teria toda a sua coragem e admiro ainda mais o seu "trabalho".
    Quanto aos imprevistos, não são desejados mas esperados não é mesmo?!?! O importante é não desanimar, pq a aventura precisa continuar... estamos todos torcendo por vc, muita força, muita energia e saúde... siga firme que tudo vai continuar bem... um grande abraço e fica com DEUS!!!
    BJoiksss... \o/\o/\o/

    ResponderExcluir
  5. Ola Sou de Itaquirai-MS atualmente moro nos EUA , mas fico feliz em saber que o pessoal da minha cidade te acolheu bem e espero que aquele lindo lugar receba muitas visitas de pessoas como voce. Pessoa de coragem, sabia e que tem espirito aventureiro. Estou adorando sua aventura e o senso de humor no conteudo do seu texto. Abracos boa sorte e ate

    ResponderExcluir