quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Lago Titicaca e Machupichu

Após muito frio e chuva na Bolívia, enfim estou no Peru; muito frio a noite mas agradável durante o dia com o sol. Chegando à cidade de Cuzco, comecei a passear na cidade sem minha bicicleta. Uma das coisas ruins de viajar de bike é que sempre precisa estar de olho; assim, deixei-a na hospedagem e saí. Fui pesquisar os preços para fazer uma trilha para Machupichu. Fui informado que não seria possível fazer a trilha inca e para conseguir era preciso reservar no mínimo com dois meses de antecedência. Eu já sabia, mas mesmo assim tentei achar alguma coisa. Esperei mais um dia e com a chegada da Meigui, compramos os ingressos para uma trilha secundária, chamada de Salkantay, normalmente se faz um cinco dias e quatro noites, mas como o tempo estava curto compramos com um dia a menos e em uma parte da trilha fomos de transporte.


Também compramos um tour para o lago Titicaca. Esses dois lugares não são possíveis visitar sem que as passagens sejam compradas em alguma agência. Primeiro fomos para o lago Titicaca, um lugar que parou no tempo; pessoas vivendo como há muito tempo atrás em cima de ilhas construídas para fugir dos espanhóis na época da “colonização”. Ainda vivem nas ilhas, mas não por causa dos espanhóis mas por ser sua principal fonte de renda com o turismo. Segundo os Uruenses não ganham dinheiro diretamente das agências, mas só com a venda de artesanatos. No lago conhecemos a Ilha do Sol e as Ilhas de Urus, feitas a base de uma planta encontrada nas redondezas.


Chegamos em Cuzco e esperamos por mais um dia para iniciar a trilha. A trilha é difícil; mas, muita natureza e paisagens maravilhosas podem ser apreciadas. Algumas partes das paisagens são muito diferentes das que estamos acostumados a ver no Brasil e outras partes são muito parecidas. Muitas montanhas e a mais alta chamada Salkantay, chega a 4600 metros em relação ao nível do mar. Na beira da estrada haviam muito morangos, eram bem menores dos que encontramos no mercado, mas muito saborosos. No último dia chegamos em Machupichu; um lugar mágico e misterioso, até hoje existem muitas dúvidas de como foi construído e também sobre a cultura, desde nomes de pessoas até de rituais.


Existe um frase que Che Guevara fala em seu filme (O Diário de Uma Motocicleta), assim que ele chega no topo e olha para a cidade perdida, fala:_ Como pode uma civilização trocar isso por isso? E, aí mostra uma foto da linda cidade de Machupichu e depois uma cidade contemporânea com muita sujeira e pessoas vivendo em um lugar desumano. Nos faz pensar.







Em qual você prefere viver?
Chegamos em Cuzco por volta da 24:00. No outro dia levei a Meigui para o Aeroporto e comecei a arrumar tudo para sair. Fiquei mais um dia em Cuzco, precisava lavar a roupa e eu não estava muito bem, acho que comi alguma coisa que não fez bem.Abraços e até breve

Um comentário:

  1. Muuuiiito legal em ciso, assim que vc retornar, tenho certeza que teremos muitas Histórias para houvir....!!! mostrar as fotos é muito interessante para quem esta acompanhando, mais viver cada dia, nessa sua aventura é só fazendo para sentir o quanto deve ser emocionante!!
    abraços de seu amigo...!!!

    ResponderExcluir